HIDE

Últimas notícias

latest

São Sebastião pede e GDF entrega PAPA LIXO

  Ao todo serão instalados 23 dispositivos. A cidade que no dia 25 de junho completou 28 anos, tem razões para comemorar, desde que foi sanc...

 

Ao todo serão instalados 23 dispositivos.

A cidade que no dia 25 de junho completou 28 anos, tem razões para comemorar, desde que foi sancionada a nova Lei da Regularização Fundiária Urbana (Lei Complementar n° 986/2021, que trata da Regularização Fundiária Urbana “Reurb” no Distrito Federal) a cidade está cada vez mais organizada. O Governo do Distrito Federal (GDF), empenhado em levar dignidade à população, instalou de sábado até a tarde desta segunda-feira (26), 3 papa-lixos em dois bairros, um no bairro Bora Manso e outros 2 no Morro da Cruz, sendo previsto a instalação de 23 dispositivos em pontos estratégicos, aproximando os moradores de equipamentos que garantem o descarte correto de lixo.


O papa-lixo é o nome popular dado para a estrutura, composta de um contêiner semienterrado que possui uma tampa exterior por onde é descartado o lixo. Diariamente, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esvazia as estruturas com a ajuda de um guindaste, que suspende o contêiner e esvazia o conteúdo na caçamba de um caminhão coletor de lixo.



A praça da Quadra 5, Rua 02, localizada no Morro da Cruz, recebeu um dos papa-lixos que foram instalados na região pelo SLU. O local possuía um cesto de lixo improvisado, que era conhecido pelo acúmulo de lixo descartado irregularmente, causando incômodo a pedestres e comerciantes locais.


O comerciante Expedito Guimarães, 58 anos, que tem uma mercearia há 10 anos, convivia com a desorganização e os perigos sanitários que o lixo trazia para ele e seus clientes. “Ninguém respeitava essa lixeira improvisada, jogavam lixo no chão, não ensacavam corretamente o lixo, mas agora se Deus quiser, vai melhorar para todo mundo, agradecemos ao Governo do Distrito Federal, por cuidar da nossa comunidade”, relata o comerciante.


Com o objetivo de incentivar o descarte correto de lixo e, assim, manter as ruas mais limpas, a Administração Regional de São Sebastião e o SLU fizeram um mapeamento dos pontos mais críticos da cidade, onde serão instalados os papa-lixos. “Essa ação é um marco na história de São Sebastião. Após a luta para elaboração, aprovação e sanção do PLC 77 de regularização fundiária, o GDF já inicia a instalação da infraestrutura básica nessas regiões.” enfatiza o administrador regional, Alan Valim.


O descarte correto do lixo nos equipamentos disponibilizados pelo SLU resulta em ruas mais limpas, melhorando a vida das pessoas, como ressaltado pelo administrador: “Quem ganha é a comunidade, sem acúmulo de lixo e locais propícios à proliferação de mosquitos e roedores. O intuito da nossa gestão, por determinação do governador da regularização Ibaneis Rocha, é dar dignidade para a população de São Sebastião”.

Fonte: Ascom da Administração de São Sebastião

 

--