HIDE

Últimas notícias

latest

Variante da covid Ômicron representa risco global “muito alto”, diz OMS

GENEBRA, 29 de novembro (Reuters) – A variante do coronavírus Ômicron, fortemente mutada, provavelmente se espalhará globalmente e apresenta...



GENEBRA, 29 de novembro (Reuters) – A variante do coronavírus Ômicron, fortemente mutada, provavelmente se espalhará globalmente e apresenta um risco muito alto de surtos de infecção que podem ter “consequências graves” em alguns lugares, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira.

Nenhuma morte relacionada ao Ômicron foi relatada, embora mais pesquisas sejam necessárias para avaliar seu potencial de resistência a vacinas e imunidade induzida por infecções anteriores, acrescentou.

Antecipando o aumento do número de casos conforme a variante, relatada pela primeira vez na semana passada, se espalha, a OMS convocou seus 194 estados membros a acelerar a vacinação de grupos de alta prioridade.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse que o surgimento da Ômicron mostrou como a situação era “perigosa e precária”.

“A Ômicron demonstra exatamente por que o mundo precisa de um novo acordo sobre pandemias”, disse ele no início de uma assembleia de ministros da saúde que deverá iniciar negociações sobre tal acordo.

“Nosso sistema atual desincentiva os países de alertar outros sobre ameaças que inevitavelmente pousarão em suas costas.”

O novo acordo global, previsto para maio de 2024, cobrirá questões como o compartilhamento de dados e sequências do genoma de vírus emergentes e de quaisquer vacinas potenciais derivadas de pesquisas.

O cientista Richard Hatchett, CEO da Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), uma fundação que financia o desenvolvimento de vacinas, disse que o surgimento da Omicron cumpriu as previsões de que a transmissão do vírus em áreas com baixas taxas de vacinação aceleraria sua evolução.

“A desigualdade que caracterizou a resposta global agora voltou para casa, para o poleiro”, disse ele durante as negociações, observando que Botswana e a África do Sul vacinaram totalmente menos de um quarto de suas populações.

‘EXIGÊNCIAS DE SUPERAÇÃO’

A Ômicron foi relatado pela primeira vez em 24 de novembro na África do Sul, onde as infecções aumentaram vertiginosamente.

Desde então, ele se espalhou para mais de uma dúzia de países, muitos dos quais impuseram restrições de viagem para tentar se isolar. O Japão na segunda-feira juntou-se a Israel ao dizer que fecharia completamente suas fronteiras para estrangeiros.

A OMS reiterou que, enquanto se aguarda orientação adicional, os países devem usar uma “abordagem baseada no risco para ajustar as medidas de viagens internacionais”, embora reconhecendo que um aumento nos casos de coronavírus pode levar a taxas de morbidade e mortalidade mais altas.

“O impacto sobre as populações vulneráveis ​​seria substancial, particularmente em países com baixa cobertura de vacinação”, acrescentou.

Em pessoas vacinadas, entretanto, “casos e infecções por COVID-19 são esperados … embora em uma proporção pequena e previsível”.

No geral, havia “incertezas consideráveis ​​na magnitude do potencial de escape imunológico da Ômicron”, e mais dados eram esperados nas próximas semanas.

Da Redação do Agenda Capital e Reuters