HIDE

Últimas notícias

latest

Covid: erros de vacinação infantil ocorreram no Paranoá e em Ceilândia

  A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sees) divulgou mais informações sobre os dois casos de erros de imunização na campanha de vaci...

 



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sees) divulgou mais informações sobre os dois casos de erros de imunização na campanha de vacinação infantil contra Covid-19 no DF. Tanto a criança de 9 anos quanto a adolescente de 12 anos estão bem, em casa e são monitoradas pela pasta. Não houve registro de evento adverso pós-vacinação.

Em ambos os casos, equipes da rede pública da Saúde procuraram as famílias assim que identificaram o engano. O primeiro caso aconteceu no último domingo (16/1), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Paranoá. A adolescente tinha completado 12 anos na semana que antecedeu a data de imunização do público infantil e recebeu a primeira dose da vacina pediátrica.

Profissionais dessa UBS informaram que a mãe relatou ter se confundido com a idade da filha ao informar que a adolescente tinha 11 anos. Naquele momento, o erro não foi percebido e houve a aplicação da vacina infantil da Pfizer-BioNTech.

Imediatamente após perceberem o engano, os profissionais conversaram com a família e notificaram o sistema. A orientação é de que, em oito semanas, a adolescente retorne para receber a segunda dose da Pfizer adulto.

Após constatar o erro, a equipe da unidade notificou a Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) e entrou em contato com a família. No mesmo dia, ela foi atendida no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e passou por avaliação médica.

A Secretaria ressalta que não houve reação adversa, geralmente constatada no período de até 72h após a aplicação da vacina. A criança continua sendo acompanhada pela equipe de saúde responsável e, nessa quinta-feira (20/1), passou por nova consulta no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Fonte: Metrópoles