HIDE

Últimas notícias

latest

Morre fotógrafo Orlando Brito

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lamenta a morte do fotógrafo Orlando Brito, um dos mais importantes artistas visuais do ...



A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lamenta a morte do fotógrafo Orlando Brito, um dos mais importantes artistas visuais do país, com trabalho destacado internacionalmente, sendo o primeiro brasileiro a receber o World Press Photo Prize concedido pelo Museu Van Gogh, na Holanda, em 1979.

Brito retratou presidentes e personalidades políticas desde a ditadura militar. Sua obra é conhecida, sobretudo, como um registro crítico da recente história do Brasil.

“Um recorte profundo da política brasileira pode ser contado pelo olhar de Orlando Brito, que humanizou a crônica do poder com a sua sensibilidade artística. É uma perda incalculável para o país”, lamentou o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Mineiro de Janaúba, Orlando Brito começou de forma autodidata em 1965, como laboratorista do jornal “Última Hora”, em Brasília. Dois anos depois, já era fotógrafo, emendando uma carreira em grandes redações como “O Globo” e “Veja”. Ao longo da carreira, conquistou 11 vezes o Prêmio Abril de Fotografia e, a partir de 1987, foi considerado hors-concours da premiação.

É autor dos livros “O Perfil do Poder”, 1981, “Senhoras e Senhores”, 1992, “Brasil: de Castello a Fernandos”, 1996 e “Poder, Glória e Solidão”, 2002.

Em junho, fotos de Orlando Brito abriram o Museu de Arte de Brasília para a visitação depois de 14 anos de abandono do espaço.

Fonte: Secretaria de Cultura do DF