HIDE

Últimas notícias

latest

Ônibus que ligam o DF ao Entorno não terão reajuste de tarifa, diz GDF

O Governo Distrito Federal (GDF) confirmou, nesta sexta-feira (4/3), que não aumentará o preço das tarifas de ônibus ─ tanto para viagens ...


O Governo Distrito Federal (GDF) confirmou, nesta sexta-feira (4/3), que não aumentará o preço das tarifas de ônibus ─ tanto para viagens distritais quanto para o Entorno. A informação foi divulgada pelo secretário de Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, depois que a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip) divulgou, no fim de fevereiro, que mais de mil ônibus podem parar de rodar caso não haja reajuste para as linhas interestaduais.

Em 17 de fevereiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o reajuste tarifário dos serviços de transporte das linhas que ligam Brasília à região goiana em até 25,126%, válido desde de 27 de fevereiro. Um dos motivos alegados seria o preço do óleo diesel, que sofreu aumento de 48,28% no período de 12 meses.

“Decidimos que não vai ter aumento de tarifa para o transporte do Entorno, porque precisamos fazer a verificação do custo real em relação à quantidade de passageiros que eles estão transportando”, explicou o secretário em entrevista à Agência Brasília.

“[O sistema de bilhetagem eletrônica] traz o número fiel de passageiros e, por ter um GPS, a quilometragem que percorre. Com esses dois dados, podemos chegar a um cálculo por usuário. Se não tenho certeza que o custo por usuário está correto, estaria aplicando um índice de reajuste em um elemento incorreto”, completa.

Fonte: Agência Brasília