HIDE

Últimas notícias

latest

Bairro Alto do Mangueiral é aprovado e abrigará mais de 23 mil pessoas

  Novo conjunto habitacional em área de interesse social com mais de 110 hectares terá 7.004 unidades residenciais, espaço para comércio, eq...

 

Novo conjunto habitacional em área de interesse social com mais de 110 hectares terá 7.004 unidades residenciais, espaço para comércio, equipamentos públicos e área verde

A criação do novo parcelamento denominado Alto do Mangueiral, em São Sebastião, foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) em reunião online, nesta quinta-feira (9). O futuro empreendimento ocupará uma área, de interesse social, de 110,41 hectares, o equivalente a mais de 110 campos de futebol.

O projeto urbanístico, de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e da Associação dos Mutuários do Planalto Central (ASSMPC), passou pela análise técnica e aprovação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

Serão 61 lotes e 7.004 unidades habitacionais com capacidade para uma população máxima de 23.113 habitantes, além de espaços para comércio, equipamentos públicos e área verde. O projeto cria, também, alamedas sombreadas para a circulação de pedestres e ciclistas.

Para a conselheira Gabriela Tenório, representante da FAU/UnB no Conplan, a presença de ciclovias com conexões generosas que favorecem o deslocamento dos moradores é um dos pontos fortes do projeto. Segundo ela, “o caminho é esse mesmo, se antecipar e desenhar o território da melhor forma possível para poder acomodar nossa população crescente”.

“A gente tem aqui um projeto que cumpre o Plano Diretor, cumpre as Diretrizes Urbanísticas, já nasce prevendo áreas para Equipamentos Públicos Comunitários (EPCs) e Espaços Livres de Uso Público (ELUPs), com um sistema viário ideal, que contempla ciclovias e possui infraestrutura para os serviços públicos”, ressaltou o secretário da Seduh, Marcelo Vaz.

Já a conselheira Maria Silva, representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ressaltou que o empreendimento pode criar uma nova centralidade capaz de reduzir a dependência dessa região de outras áreas. “Estamos no caminho certo, é um grande avanço”, concluiu.

Para o diretor presidente da Codhab, João Monteiro, a aprovação desse parcelamento representa uma vitória para o Governo do Distrito Federal. “Trata-se de um empreendimento concebido dentro dos mais modernos conceitos da arquitetura e do urbanismo, além de atender às condicionantes ambientais exigidas. É um passo importante porque vai contribuir para reduzir a pressão da população por moradia”, explicou João Monteiro.

*Com informações da Seduh-DF