HIDE

Últimas notícias

latest

Governo Ibaneis Rocha: Viaduto da Epig chega à última etapa de concretagem

Nunca se viu tanta obra sendo concluída ao mesmo tempo no DF. Obra de todo o complexo viário entre o Sudoeste e o Parque da Cidade já ultrap...




Nunca se viu tanta obra sendo concluída ao mesmo tempo no DF.

Obra de todo o complexo viário entre o Sudoeste e o Parque da Cidade já ultrapassa 50% de execução, o que inclui a passagem subterrânea, drenagem e pavimentação

A construção do viaduto que compõe o complexo viário entre o Sudoeste e o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), chega este mês à terceira e última etapa.

Na última semana, foram içadas por um guindaste e afixadas sobre os pilares da estrutura as 28 vigas longarinas, responsáveis pela rigidez e sustentação da parte superior da estrutura.

Feito isso, a equipe de 80 operários que trabalham no canteiro de obras começa, já nesta semana, a colocar sobre elas as pré-lajes, placas pré-moldadas que vão servir de forma para a concretagem da laje do viaduto e por onde passarão os carros que seguirão na rodovia, tanto no sentido Taguatinga quanto no sentido Eixo Monumental.

Na parte inferior seguirão os veículos que saírem e chegarem ao parque pelo Sudoeste.

Cada uma das vigas longarinas tem 25,2 metros de comprimento e pesa 40 toneladas. “Assim como todas as partes do viaduto, foram peças pré-moldadas armadas e concretadas dentro do próprio canteiro, o que dá agilidade à construção”, explica Carlos Magno Rodrigues, um dos engenheiros fiscais da Secretaria de Obras.

A construção de todo o complexo viário já ultrapassa 50% de execução, de acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho. Só a parte do viaduto, chamada de obra de arte, está com 70% de execução e a de drenagem, 60%.

Há ainda a construção das vias que vão compor as alças das tesourinhas e todo o sistema viário da Epig, tanto na parte superior quanto na subterrânea.

Fonte: Informa Tudo DF