HIDE

Últimas notícias

latest

Disputa pelo Senado no DF está acirrada entre Damares e Flávia Arruda

Pesquisa Correio/Opinião indica que a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) mantém, na consulta estimulada, a liderança na disputa ao Senad...


Pesquisa Correio/Opinião indica que a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) mantém, na consulta estimulada, a liderança na disputa ao Senado. Mas a candidata Damares Alves (Republicanos) encostou. Flávia perdeu quase 4 pontos percentuais em relação à rodada anterior, divulgada em 5 de setembro. Ela está com 31,6% das intenções de votos. Há 20 dias, a ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República tinha 35,4%.

Também ex-ministra do presidente Bolsonaro, Damares cresceu mais de 10 pontos percentuais. Ela estava com 15,4% e agora soma 25,6%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa Correio/Opinião foi a campo entre 22 e 24 de setembro.

A candidata Rosilene Corrêa (PT), da federação PT-PV-PCdoB, está com 7,5%. Na rodada anterior, estava com 7,1%. O ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT) mantém os mesmos 2,7%.

O candidato Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede), da federação PSol-Rede, está com 1,4%. Ele tinha tem 2,4%. O Tenente-coronel Souza Júnior (DC) tinha 1,6% e agora aparece com 0,9%.

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Carlos Rodrigues tem 0,4%. Na rodada anterior, ele tinha 0,7%. Elcimara (PSTU) tinha 0,5% e agora, 0,4%. Marcelo Hipólito (PTB) agora tem 0,9%. Antes tinha 0,5%. Expedito Mendonça (PCO) aparecia com 0,2% e agora está com 0,6%.

Espontânea

Na consulta espontânea, em que os entrevistados dizem o nome que está em mente, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) aparece em primeiro lugar. Ela somou 16,8%. Flávia Arruda (PL) tem 15,3% das intenções de votos.

Em seguida, vêm Rosilene Corrêa (PT), com 5,2%, e Joe Valle (PDT), com 0,7%. Outros políticos que não estão na disputa ao Senado foram citados pelos entrevistados, como Paulo Octávio (PSD), com 0,4%; José Roberto Arruda (PL), com 0,3%; Leila do Vôlei (PDT), com 0,2%; e Izalci Lucas (PSDB), com 0,2%.

Entre os entrevistados, 47,5% não souberam avaliar e 11,7% disseram que não vão votar em ninguém ou preferem votar em branco ou nulo.

Decisão de voto

Damares Alves também está à frente no quesito voto consolidado. Entre seus eleitores, 71,9% disseram que estão decididos e não pretendem mudar o voto. No caso de Flávia Arruda, o percentual dos que estão totalmente decididos é de 51,3%. Ou seja, pelo menos metade dos eleitores seguirão com a candidata do PL até as urnas.


Os votos de Rosilene Corrêa também estão firmes. Entre os eleitores da candidata da federação PT-PV-PCdoB, 71,7% afirmam que tomaram a decisão de votar em Rosilene e não pretendem mudar esse rumo. Em relação aos eleitores de Joe Valle, o percentual dos que estão seguros com a escolha é de 54,4%.


No geral, na corrida ao Senado, 46,3% dos eleitores disseram que já se decidiram e não pretendem mudar o voto; 32,3% afirmaram que ainda estão indecisos sobre o candidato ou candidata. Outros 17,9% sustentam que estão em dúvida e podem alterar a posição. Outros 3,5% não souberam avaliar.

Nota técnica

Pesquisa registrada no TSE sob o número DF-09779/2022, encomendada pelo Correio Braziliense. Correio/Opinião foi a campo entre 22 e 24 de setembro, com 1.099 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Com informações do Correio