HIDE

Últimas notícias

latest

Transporte gratuito pode reduzir abstenções, acredita TRE-DF

O transporte público coletivo gratuito no domingo (30/10) do segundo turno das eleições no Distrito Federal será uma oportunidade para dim...


O transporte público coletivo gratuito no domingo (30/10) do segundo turno das eleições no Distrito Federal será uma oportunidade para diminuir a abstenção de eleitores na capital. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, durante entrevista ao jornalista Carlos Alexandre de Souza no CB.Poder, programa da TV Brasília em parceria com o Correio.

Para Belinati, a decisão da Justiça do DF é importante porque ajuda a diminuir a abstenção na capital federal, que foi de 17,54% no primeiro turno no DF, quando 300 mil eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais. “Aumenta a sensibilidade do eleitor carente, aquele que não pode pagar a tarifa de ônibus. Agora ele não vai pagar nada, é um motivo a mais para ele votar”, opina o desembargador.

O metrô e os ônibus do transporte público coletivo do Distrito Federal vão funcionar gratuitamente das 6h às 19h no domingo (30/10), durante o segundo turno das eleições. A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) cumpre a decisão da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) para facilitar a participação dos eleitores no dia da votação.

Os ônibus vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço de viagens nas linhas mais demandadas para aumentar a oferta no domingo de eleições. Além disso, a Semob vai adotar a tabela de dia útil nas áreas rurais, para que não falte transporte público aos eleitores de todo o DF.

Fonte: CB