HIDE

Últimas notícias

latest

Nikolas e Cleitinho gravam vídeo no hotel onde Lula está hospedado em Brasília

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (PSC), ambos eleitos por Minas Gerais, publicaram um vídeo em frente ...


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (PSC), ambos eleitos por Minas Gerais, publicaram um vídeo em frente ao hotel que o presidente Lula (PT) está hospedado em Brasília desde a transição. Segundo os parlamentares, os dois foram até o local para “fiscalizar” o chefe do Executivo. 

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (PSC), eleitos por MG, publicaram um vídeo fronte ao hotel que o presidente Lula (PT) está hospedado em Brasília desde a transição. Os dois afirmam que estão no local para “fiscalizar” o chefe do Executivo.

“Nossa maior função é fiscalizar. Estamos aqui para mostrar para vocês o hotel de luxo que o Lula está há mais de 30 dias”, descreve Cleitinho, logo no início da gravação. “Ele não está no [Palácio do] Alvorada por mero capricho. O pai dos pobres está gastando o seu dinheiro para ficar aqui sem nenhuma transparência, sem nenhum processo de licitação”, continua Nikolas. 

O deputado federal disse que fez um pedido de informação para que “seja esclarecida ao povo brasileiro” os gastos com os custos da estadia. Cleitinho prometeu encaminhar ao Senado uma notificação à Presidência para “saber quando ele vai voltar para o Alvorada”. 


A última atualização dos custos usados pelo presidente para estadia foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último 18 de janeiro, e informava R$ 216.824 gastos pelo governo federal. 

Além disso, o local já estava com estrutura de segurança montada desde novembro de 2022. Em nota, o Planalto disse ainda que a hospedagem está prevista até 2 de fevereiro, quando deve se encerrar a reforma do Alvorada. 

Inicialmente, a previsão do término das obras era no dia 25 de janeiro. Também havia a expectativa de que Lula e Janja poderiam se mudar para a residência oficial quando ele voltasse das viagens internacionais que fará na próxima semana. 

Em café da manhã com jornalistas, o petista criticou as condições deixadas por Bolsonaro no Alvorada. Segundo ele, foram retirados colchões, camas e sofás, o que impediu que o novo casal presidencial se mude para o local. Ele disse que não tem onde morar porque, além do Alvorada, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes deixou a Granja do Torto "abandonada". 

"Vocês sabem que nós estamos vivendo um momento sui generis neste país, e eu a [primeira-dama] Janja ainda não temos casa para morar", afirmou o presidente. "Quando ele saiu em 20 de dezembro, eu e a Janja fomos lá fazer uma visita para ver se era possível a gente morar. O Torto precisa ser recuperado, parece uma coisa abandonada, apesar de o Guedes estar morando lá. Ou seja, tem coisa totalmente deteriorada", disse. 

Em relação ao Alvorada, Lula disse que está "tudo desarrumado". "Não sei como é que fizeram, porque que fizeram, não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então a gente está fazendo uma reparação, porque aquilo é um patrimônio público, tem que ser cuidado", afirmou. (Com Folhapress)