HIDE

Últimas notícias

latest

Vacina Pfizer bivalente em 84 unidades de saúde a partir de segunda (27)

A partir desta segunda-feira (27), a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 começará a ser aplicada no Distrito Federal. Hav...



A partir desta segunda-feira (27), a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 começará a ser aplicada no Distrito Federal. Haverá atendimento em 84 unidades básicas de saúde, com funcionamento das 8h às 17h. A vacina também estará disponível no drive-thru montado em frente à UBS 1 da Asa Sul (SGAS 612), com atendimento das 18h às 22h. A lista completa está disponível em https://www.saude.df.gov.br/web/guest/pfizer-bivalente.

A primeira fase da vacinação com a Pfizer bivalente será exclusiva para quem tem mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas. São aproximadamente 190 mil pessoas do Distrito Federal que se enquadram nesses grupos.

Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina onde constem as doses já recebidas de covid-19. As pessoas imunocomprometidas precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de uma das condições listadas abaixo.

A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de

O Distrito Federal já recebeu 181,4 mil doses da Pfizer bivalente. “Já foi realizada a distribuição para todas as unidades e o treinamento dos servidores que vão atuar no manejo dessas vacinas”, explica a gerente da Rede de Frio Central, Tereza Luíza Pereira.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron. “A importância dessas doses é impedir uma nova onda agressiva, reduzir os casos graves, hospitalizações e óbitos”, completa Tereza Luíza Pereira.

Fases

A vacinação com a bivalente será dividida em fases. A segunda terá como prioridade pessoas de 60 a 69 anos de idade. A terceira incluirá gestantes e puérperas. Já a quarta fase terá os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população prisional, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional e socioeducativo.

Fonte: Agência Brasília