HIDE

Últimas notícias

latest

Republicanos quer Damares candidata ao governo do DF em 2026

O Republicanos quer lançar a ex-ministra e atual senadora Damares Alves como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026...


O Republicanos quer lançar a ex-ministra e atual senadora Damares Alves como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026.

O plano do partido prevê Damares como cabeça de chapa e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro(PL) como candidata a uma das vagas ao Senado.

As outras duas vagas na chapa majoritária – a de vice-governador e a outra de senador – seriam usadas para tentar atrair partidos, como União Brasil e PSD.

Cenário “favorável”

Para líderes do Republicanos, o cenário de 2026 é favorável a Damares. Primeiro, porque o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), encerrará seu mandato, sem poder disputar reeleição.

Segundo, a ex-ministra estará no meio do mandato no Senado. Ou seja, poderá disputar a eleição e, mesmo que perca, terá ainda mais quatro anos como senadora.

Se levar o plano à frente, o Republicanos entrará em atrito com o PP da vice-governadora do DF, Celina Leão, que já anunciou interesse em disputar o governo em 2026.

A avaliação no partido é de que, embora Damares se coloque como candidata à Presidência da República em 2026, ela ainda não estaria pronta para isso.


Fonte: metrópoles