HIDE

Últimas notícias

latest

Feminicídio: mulher é morta pelo namorado em São Sebastião, no DF

Uma mulher foi morta, neste domingo (25), em São Sebastião , no Distrito Federal. A suspeita é de que Valdice Veiga Santana, de 47 anos, ten...


Uma mulher foi morta, neste domingo (25), em São Sebastião, no Distrito Federal. A suspeita é de que Valdice Veiga Santana, de 47 anos, tenha sido morta pelo namorado. 

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito tem 27 anos e foi preso em flagrante após o crime. O boletim de ocorrência, registrado na 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, diz que a mulher teve uma "morte violenta por esganadura". 

Na noite de sábado (24), uma outra mulher foi morta pelo companheiro no Sol Nascente. Com esses dois casos no fim de semana, Brasília soma 18 feminicídios até esta segunda-feira (26). Em todo o ano passado foram 17 feminicídios no Distrito Federal.

Sobre o crime em São Sebastião, a polícia disse que o suspeito chamou o Corpo de Bombeiros e disse que a vítima havia morrido enquanto dormia. No entanto, os peritos identificaram os sinais de asfixia por estrangulamento e prenderam o homem em flagrante. 

Na delegacia o homem disse que "não se lembrava de nada". O corpo de Valdice será sepultado nesta segunda-feira (26) no cemitério da Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. 

A mulher deixa três filhos. À TV Globo, familiares da vítima contaram que ela estava junto com o suspeito há cerca de 3 anos.

Como denunciar violência contra as mulheres?

A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) tem canais de atendimento que funcionam 24h. As denúncias e registros de ocorrências podem ser feitos pelos seguintes meios:

Telefone 197
Telefone 190
E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
Delegacia eletrônica
Whatsapp: (61) 98626-1197

O DF tem duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer unidade.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recebe denúncias e acompanha os inquéritos policiais, auxiliando no pedido de medida protetiva na Justiça.

Em casos de flagrante, qualquer pessoa pode pedir o socorro da polícia, seja testemunha ou vítima.

No Distrito Federal, ainda existe o Programa Violeta, que é focado no atendimento de crianças e mulheres vítimas de violência sexual e estupro. O acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, técnica em enfermagem e técnicas administrativa.

O serviço é prestado no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Secretaria de Justiça e Cidadania também tem canais de denúncia de casos de violência contra a mulher. Há, por exemplo, o Centro Integrado 18 de Maio, que trata de ocorrências de exploração sexual de crianças.

O Conselho Tutelar também recebe denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. Ainda há o Disque 100, que trata da violação de direitos humanos.

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
Endereço: EQS 204/205, Asa Sul, Brasília
Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM II)
Endereço: QNM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro
Telefone: (61) 3207-7391
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 144, Sede do MPDFT
Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Contato: 3190-5291
Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal
Contato: 180
Centro Integrado 18 de Maio
Endereço: SHCS EQS 307/308
Conselho Tutelar
Endereços: clique aqui e consulte
Telefone: 125
Disque 100