HIDE

Últimas notícias

latest

Dengue: vacinação no DF deve começar nesta sexta-feira (9), diz governo

A vacinação contra a dengue deve começar nesta sexta-feira (9), no Distrito Federal. A informação foi divulgada pelo chefe da Casa Civil, G...




A vacinação contra a dengue deve começar nesta sexta-feira (9), no Distrito Federal. A informação foi divulgada pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (7).

De acordo com o secretário, a capital deve receber 194 mil doses da vacina entre quinta-feira (8) à noite e sexta de manhã (9). Em seguida, a Secretaria de Saúde vai montar 35 pontos de imunização para dar início à aplicação da vacina.

A imunização vai começar por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A faixa etária concentra o maior número de hospitalização pela doença no Brasil.

Segundo Gustavo Rocha, o número de vacina será suficiente para atender toda população do grupo prioritário. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisou 2022, mostram que são 182.774 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na capital.


Casos e atendimentos

Ao todo, o Distrito Federal tem 11 mortes confirmadas por dengue. A maioria das vítimas é formada por homens com mais de 60 anos.

Ao todo, são 47.417 casos prováveis registrados. Isso representa um aumento de 1.120,6% se comparado ao mesmo período de 2023, quando foram 3.793 casos prováveis.

Por causa do aumento de casos, o governo divulgou que mais nove tendas de atendimento focadas no combate à dengue serão abertas até a próxima semana. Elas vão ficar em:


Vicente Pires
Varjão

O hospital de campanha, cedido pela Aeronáutica para tratar os casos de dengue no Distrito Federal, começou a funcionar na manhã de segunda-feira (5). Apenas casos leves da doença são tratados na unidade.


Nesta quarta, o secretário Gustavo Rocha informou que os 60 leitos do hospital devem ser geridos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), que é responsável pelas UPAs da capital e pelos hospitais de Base e de Santa Maria. Segundo o chefe da Casa Civil, a ideia é acelerar a contratação de pessoal e a compra de material.


O projeto para troca de gestão foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e deve ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Fonte: G1