HIDE

Últimas notícias

latest

Aberto credenciamento para o novo programa de voluntários sociais esportivos

  Com o objetivo de promover apoio voluntário às atividades promovidas nos espaços esportivos do DF, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) l...

 



Com o objetivo de promover apoio voluntário às atividades promovidas nos espaços esportivos do DF, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) lançou uma inovação no projeto Esporte Social Voluntário. O programa foi regulamentado por meio de publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 16 de maio.

O novo projeto prevê o credenciamento de voluntários sociais esportivos para atuar em diversas atividades. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo Sistema de Gestão dos Espaços, Atividades e Profissionais do Esporte, disponível neste link.

O programa substitui o antigo Educador Esportivo Voluntário e visa fomentar a participação da comunidade em projetos esportivos. “Essa regulamentação reforça o compromisso da pasta em promover o esporte e a inclusão, além de proporcionar oportunidades para que nossos atletas e voluntários contribuam significativamente para o bem-estar da sociedade”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

As vagas para o projeto Esporte Social Voluntário seguem abertas até 20 de dezembro deste ano, com possibilidade de renovação anual por até 36 meses, a critério da administração pública.

Quem pode participar
Os principais requisitos para ingresso no programa são ser maior de 18 anos, apresentar currículo básico, preencher o Formulário de Plano de Trabalho, levar documentos básicos – RG, CPF e comprovante de residência -, apresentar certidões negativas de antecedentes criminais das justiças estadual e federal, comprovar quitação com as obrigações eleitorais e militares (para homens) e comprovar experiência em atividades sociais e/ou voluntárias na área esportiva pretendida.

Os voluntários selecionados poderão ser ressarcidos por despesas com alimentação e transporte, até o valor de R$ 37 por dia de serviço voluntário, podendo totalizar até R$ 740 mensais, não ultrapassando 20 dias de prestação de serviço por mês.

Os beneficiados pelo edital de chamamento do projeto Educador Esportivo Voluntário de 2023, com termos de adesão vigentes, serão automaticamente migrados para o novo programa, garantindo a continuidade e segurança jurídica para os voluntários.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF