Ainda é comum ouvir que mulher e direção não combinam. Muita gente acredita que elas são menos aptas a dirigir do que os homens, mas não é...
Ainda é comum ouvir que mulher e direção não combinam. Muita gente acredita que elas são menos aptas a dirigir do que os homens, mas não é o que as estatísticas apontam.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran- DF), as mulheres se envolvem menos em acidentes graves de trânsito.
Dos acidentes fatais ocorridos entre janeiro e abril deste ano na capital, 88,76% tinham homens envolvidos. As mulheres representam 8,99% de envolvimento nesse tipo de ocorrência.
No ano passado, não foi diferente. Dos 363 acidentes fatais de trânsito, no Distrito Federal:
- 👩8,54%: dos motoristas envolvidos eram mulheres
- 👨87,33%: dos motoristas envolvidos eram homens
O departamento reforça que "não há comprovação alguma de qualquer diferença biológica que torna os homens mais aptos a dirigir que as mulheres. É basicamente uma questão cultural, que, inclusive, explica por que os homens costumam se envolver em mais acidentes graves".
De acordo com especialistas em trânsito, o mito de que mulheres não são boas motoristas existe porque carro é visto como um símbolo muito ligado ao homem desde o nascimento: meninas são influenciadas a brincarem de boneca🧸 e meninos de carrinho 🚙.
Fonte:G1