Com inscrições abertas em julho, a oficina será realizada entre agosto e novembro e resultará em uma montagem coletiva e aberta ao público...
Com inscrições abertas em julho, a oficina será realizada entre agosto e novembro e resultará em uma montagem coletiva e aberta ao público.
Entre os dias 7 e 18 de julho, estão abertas as inscrições para a oficina de montagem Teatro Elétrico, iniciativa do Grupo Liquidificador, coletivo de teatro performativo que, este ano, completa 15 anos de atuação no Distrito Federal – e além. O curso foi realizado pela primeira vez em 2016 e, desde então, já formou cinco turmas e produziu quatro espetáculos. A edição de 2025 será totalmente gratuita, com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e para integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Além disso, neste ano, todos os alunos selecionados receberão ajuda de custo, como forma de incentivar participação e permanência em todas as atividades propostas. A ideia é assegurar um ambiente com diversidade de vivências, capaz de gerar criações e processos de aprendizagem livres e que confrontem discursos hegemônicos e excludentes.
A experiência completa da criação teatral
O Teatro Elétrico explora a expressão vocal e corporal, a criatividade, o trabalho em equipe, a improvisação e a capacidade de criação de discurso, estimulando os alunos a se tornarem protagonistas sensíveis e reflexivos. A iniciativa se destaca, ainda, por ser pioneira na investigação do teatro performativo. "O Liquidificador aborda a criação no teatro de uma maneira que valoriza a ação e presença dos corpos em relação direta com o público. Essa perspectiva é característica de um teatro performativo, que o grupo coloca em diálogo com outras referências para desenvolver uma abordagem que dá a toda equipe e, nesse caso, aos alunos uma oportunidade de estar em cena investigando o presente, tanto individual e subjetivo quanto social e político", explica a diretora Fernanda Alpino.
As aulas acontecem entre agosto e novembro e terminam com a apresentação de um espetáculo, aberto ao público e criado pelos próprios alunos, que serão co-autores da peça. A montagem terá dramaturgia autoral, iluminação, cenário, figurino, registros em foto e vídeo, além de produção e assessoria de imprensa – oferecendo aos participantes da oficina não somente o conhecimento teórico, mas a experiência prática da criação teatral profissional.
Ao longo de uma década e meia de trajetória, o Grupo Liquidificador consolidou uma bagagem diversa de criações e adaptações que remixam clássicos à inventividade contemporânea, em uma abordagem contestadora e experimental. A proposta é que a oficina reflita os valores estéticos e conceituais que orientam o trabalho do grupo. "No Teatro Elétrico, os alunos têm contato com a criação de uma peça por meio de métodos colaborativos. O foco é na atuação, mas todos contribuem para a criação de todas as outras áreas que fazem parte de uma peça, figurinos, cenários e dramaturgia, por exemplo, além de terem um workshop exclusivo de iluminação”, diz o diretor Fernando de Carvalho.
Toda a oficina será ministrada por Fernanda Alpino, Fernando de Carvalho e Larissa Souza, com a colaboração de Ana Quintas em workshops de iluminação cênica e encenação. Os quatro são integrantes do Grupo Liquidificador e têm ampla experiência em trabalhar juntos de forma colaborativa, unindo vivências práticas e formações acadêmicas na construção de um plano de curso completo e enriquecedor.
Criar em contato com a natureza
As aulas da oficina e os ensaios do espetáculo irão acontecer no Ateliê EcoArte - Balaio do Cerrado, um espaço cultural múltiplo idealizado pelo mestre artesão e artista plástico Ataíde Cavalcante, que hoje tem como guardião o artista Diego Alves Costa. Com muita paz e muito verde, o local fica no SHIP, Asa Sul, próximo ao Zoológico de Brasília e em frente à Hípica Hall, com fácil acesso de transporte público.
O público-alvo desta edição do Teatro Elétrico são pessoas maiores de idade, moradoras do Distrito Federal, com alguma experiência em teatro e/ou performance, que queiram aprofundar seus conhecimentos. Podem se inscrever estudantes de artes, trabalhadores(as) da cultura, professores(as), pesquisadores(as) e demais interessados em atuação, expressão corporal, performance e teatro performativo.
Conheça o Grupo Liquidificador
Este ano, o Grupo Liquidificador celebra 15 anos de (r)existência, construindo uma potente trajetória no Distrito Federal. Mais do que um coletivo teatral, o agrupamento se constitui como uma comunidade em busca de sua própria identidade, contaminada pelas gambiarras e estéticas emergentes da criação em terrenos não favoráveis, desafiando normas estabelecidas e as convenções da chamada "boa arte acabada".
Neste espaço de experimentação e pesquisa, o Liquidificador explora sistemas e jogos que questionam formas e códigos de linguagem já legitimados pelo status quo. Cada trabalho criado é impregnado de afeto e significado, impulsionado por uma vontade anárquica de desafiar e subverter as regras instituídas. Até o momento, o grupo já deu vida às seguintes criações: A Cartomante (2010), ULTRA-ROMÂNTICO (2012), Aquário (2014), Janta 1 (2015), Janta 2 (2016), TecnoMagia (2017), Jardim das Delícias (2018), A Resistível ascensão de Arturo Ui (2019) e Seis Perfis em busca de uma plataforma (2025). Além disso, está prevista a estreia de uma adaptação própria de Frankenstein para outubro deste ano.
Para além das próprias criações, o compromisso do coletivo com a cena teatral inclui apoiar grupos de fora de Brasília, organizar workshops e encontros, promover as festas da Confraternização do Teatro de Grupo de Brasília e, claro, realizar as oficinas Teatro Elétrico.
O Grupo Liquidificador é um grupo de teatro performativo que se propõe a criar olhares sobre o mundo contemporâneo por meio de uma relação que retire o público de um lugar-comum. Ao longo desses anos, a intenção tem sido a construção de uma utopia própria, distante das pretensões da capital moderna — um mergulho em uma ilha pirata, em uma zona autônoma temporária.
Teatro para iniciantes: para quem quer começar no teatro, o grupo também oferecerá a turma do Teatro Elétrico para iniciantes. As aulas serão ministradas por Fernando de Carvalho, e acontecerão todas às terças-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 5 de agosto, na Trupe Trabalhe Essa Ideia (712 norte). O curso é para maiores de 18 anos, e será pago com duração de três meses. Inscrições para curso para iniciantes aqui (já disponíveis).
Para mais informações
Instagram: @grupoliquidificador / @cursoteatroeletrico
MAIS FOTOS: AQUI.
Teatro Elétrico 2025
Oficina gratuita de montagem teatral
Inscrições: de 7 a 18 de julho de 2025
Inscrições pelo Google Forms (link disponível somente na data em que estiverem abertas):
https://forms.gle/
Aulas previstas de agosto a novembro de 2025, com montagem de espetáculo teatral autoral.
A realização desta edição do projeto foi viabilizada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC - DF).