HIDE

Últimas notícias

latest

Tecnologia e inovação impulsionam avanços no acesso à Justiça

O Prêmio de Inovação J.Ex, em sua 6ª edição, reconhece projetos e lideranças que fortalecem a modernização do ecossistema de Justiça no Bras...



O Prêmio de Inovação J.Ex, em sua 6ª edição, reconhece projetos e lideranças que fortalecem a modernização do ecossistema de Justiça no Brasil e na América Latina

A segurança da informação e a transformação digital se consolidam como eixos centrais na construção da Justiça do futuro. O debate sobre o tema tem ressaltado o papel das novas tecnologias na modernização do ecossistema de Justiça, com foco em acessibilidade, eficiência e confiabilidade dos processos.

Instituições públicas têm adotado ferramentas de automação e gestão voltadas à produtividade e à organização das rotinas internas. O uso de inteligência artificial é um dos exemplos desse avanço. Aplicadas de forma supervisionada e em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), essas tecnologias contribuem para agilizar a prestação de serviços ao cidadão, sem comprometer a proteção de dados e a integridade das decisões.

Com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de Justiça, foi criado o Prêmio de Inovação J.Ex, agora em sua 6ª edição.

O prêmio, que valoriza projetos e lideranças que transformam a Justiça, contempla a categoria Projetos, que abrange Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Inovação Social, Laboratórios de Inovação e Escolas de Magistratura e Judiciais. Na categoria Liderança, serão reconhecidos os destaques em Liderança Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação.

A novidade desta edição é a inclusão da categoria internacional, que contará com a participação de representantes da República Dominicana, Argentina e Colômbia.

Entre os finalistas da categoria Inovação Tecnológica, um dos finalistas é o projeto LIA – Legislação com IA na Triagem Recursal, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aplica inteligência artificial para agilizar e otimizar a triagem de recursos jurídicos, etapa considerada um dos principais gargalos do sistema judicial. A ferramenta utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para classificar processos de forma automatizada, aumentando a eficiência e a organização interna.

Na categoria Inovação Social, o projeto “Ponte Lilás: Da dor ao recomeço”, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), promove a proteção e a reconstrução da vida de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A iniciativa busca recursos para que as vítimas possam recomeçar a vida.

Os finalistas da categoria lideranças terão votação aberta ao público a partir do dia 21 de novembro, às 9h, até 24 de novembro, às 14h. Para participar, basta fazer um cadastro até 19 de novembro, no site https://premio-jex.elejaonline.com/ .

O Prêmio de Inovação J.Ex destaca a importância das iniciativas tecnológicas no ecossistema de Justiça e os finalistas demonstram como a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas práticos e atender às necessidades da sociedade. A entrega da premiação aos destaques está prevista para o dia 24 de novembro, durante cerimônia em Brasília (DF).

IT Comunicação