HIDE

Últimas notícias

latest

Operação investiga suposto desvio de R$ 1 milhão em contratos de publicidade nos ônibus do DF

PCDF e MP investigam desvios em publicidades do transporte coletivo do DF — Foto: PCDF/Divulgação A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Públ...

PCDF e MP investigam desvios em publicidades do transporte coletivo do DF — Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Público (MPDFT) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação para apurar supostas irregularidades em contratos de publicidade no sistema de transporte público do Distrito Federal. A apuração apontou o "não repasse" de cerca de R$ 1 milhão ao GDF. 

"Verificou-se que os valores cobrados ordinariamente no mercado são, em média, até 5.000% maiores do que os supostamente pagos nos contratos firmados com as concessionárias", afirmou a PCDF.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em empresas e em residências localizadas no Lago Sul, Parkway, Sudoeste, Cruzeiro, Águas Claras e Recanto das Emas. O objetivo é levantar provas para dar continuidade às investigações. 


O G1 tenta contato com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e apura o nome das agências de publicidade investigadas. 

A operação Rafflesia – termo que faz alusão às plantas parasitas – apura indícios da prática de estelionato contra a Administração Pública, falsificação de documento e associação criminosa. 


Contratos de publicidade

As investigações apontaram que as agências de publicidade estariam declarando valores menores que os realmente praticados nos contratos firmados com os anunciantes. Dessa forma, o lucro seria maximizado, em razão do repasse de valores menores do que os devidos à Semob. 

Segundo as investigações, das 11 agências publicitárias que firmaram contratos de publicidade com as concessionárias de transporte público, somente três foram identificadas como efetivamente existentes e em funcionamento no endereço declarado ao GDF.




Fonte: G1 Distrito Federal