HIDE

Últimas notícias

latest

Toque de recolher: Detran aborda idosos em fila da vacina no Parque

Com o começo da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 66 anos neste sábado (3/3), filas se formaram nos pontos de imunização a...

Com o começo da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 66 anos neste sábado (3/3), filas se formaram nos pontos de imunização ainda na noite desta sexta-feira (2/3). Os idosos queriam garantir que teriam uma dose.

No Parque da Cidade, onde se acumulou uma fila de 300 carros, foram distribuídas senhas. Esses passes foram assinados pelo superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, sob a promessa de que garantiriam a dose no dia seguinte.

Apesar disso, muitas pessoas não quiseram sair do local com medo de perder a oportunidade de garantir a proteção. Com isso, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) alegou às pessoas que quem desrespeitasse o toque de recolher vigente no DF, seria multado.

Vídeo obtido pelo Metrópoles mostra a abordagem. Uma agente do Detran se aproxima e afirma que “vai pedir para eles se retirarem”. Em seguida, ela diz que a fila só poderá ser formada a partir das 5h.
Senha dada para os idosos que aguardavam no Parque da Cidade

“O DF Legal está aí, quem insistir em permanecer eles vão notificar”, avisa. Ela ainda afirma que o mais importante é a senha dada, que garantiria as doses na manhã de sábado.

Um homem tenta argumentar: “O medo é que nada me garante que meus pais conseguirão tomar, mesmo com essa senha”, afirma. A informação inicialmente divulgada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) era que seriam apenas 1.111 doses, divididas em três postos de vacinação. O baixo estoque provocou uma corrida aos postos.

Após as filas antecipadas, a Secretaria de Saúde (SES) confirmou doses extras para o ponto no Parque da Cidade.

Veja o vídeo da abordagem do Detran:

Para o servidor público Daniel Castro, que acompanhou a mãe na fila de vacinação da Asa Sul na noite desta sexta, o GDF percebeu que “estava feio” o baixo número de vacinas disponíveis nos postos. “O baixo número estava fazendo os idosos brigarem na fila pelo mínimo do direito”, resumiu.

Neste sábado, apenas três pontos funcionam no DF, são eles: o estacionamento 13 do Parque da Cidade; o Iguatemi Shopping, no Lago Norte; e a Faculdade Unieuro, em Águas Claras.

Além do Parque da Cidade, uma fileira de carros também se formou em frente à Unieuro. A reportagem flagrou a fila se formando à tarde, por volta das 15h e, perto das 22h, já ultrapassada 2 quilômetros.

Veja a fila no Parque da Cidade:






Fonte: Metrópoles