HIDE

Últimas notícias

latest

Vacinação contra Covid: 'Calendário não garante que datas serão seguidas', diz governador do DF

  O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou em suas redes sociais, na tarde desta terça-feira (22), o motivo do Distr...


 
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou em suas redes sociais, na tarde desta terça-feira (22), o motivo do Distrito Federal não ter um calendário de vacinação contra Covid-19

"Uma arte de calendário não garante que as datas serão seguidas, o fornecimento foge ao controle de prefeitos e governadores", disse Ibaneis.

Ao citar que outras capitais precisaram interromper a vacinação, por falta de doses, o governador afirmou que não pretende criar "falsas expectativas" entre os moradores da capital federal. 

"Não quero criar falsas expectativas para vocês para depois ter que interromper a vacinação como já aconteceu em alguns estados com falta de segundas doses e, agora, está ocorrendo novamente em algumas capitais, infelizmente".

Ibaneis disse, no entanto, que se receber as doses de vacina no prazo prometido,70% da população será vacinada até outubro. "Isso não é muito diferente do que as promessas de outros estados – com exceção do Maranhão que recebeu mais doses para frearmos a chegada da cepa indiana, e que vem avançando na imunização, graças a Deus". disse. 

De acordo com o governador do DF, vacinação é uma estratégia coletiva e nacional. "Por isso, estou sempre em contato com o Ministério da Saúde e seguindo a estratégia do Plano Nacional de Imunização", escreveu.


Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, na segunda-feira (21), 902.439 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Entre os atendidos, 331.252 também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização. 

Também na segunda-feira, o governador anunciou que a vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas – até 45 dias após o parto –, sem comorbidades, começa nesta semana. As mulheres poderão agendar a vacinação até quarta-feira (23), no site da Secretaria de Saúde. A aplicação das doses será na quinta (24) e na sexta-feira (25). 

A campanha de vacinação em Brasília começou em 19 de janeiro. O serviço foi iniciado pelos profissionais da saúde, depois foi expandido para idosos, indígenas e pessoas com deficiências em instituições de acolhimento. Posteriormente, a imunização foi ampliada.