HIDE

Últimas notícias

latest

Homem negro é forçado a se despir para provar que não furtou supermercado

O caso foi registrado no início da noite de sexta-feira em uma loja do Assaí Atacadista, localizada na região central de Limeira Um homem ne...



O caso foi registrado no início da noite de sexta-feira em uma loja do Assaí Atacadista, localizada na região central de Limeira


Um homem negro, de 56 anos, diz ter sido obrigado a tirar a própria roupa para provar que não havia furtado itens de um supermercado no interior de São Paulo. O caso foi registrado no início da noite de sexta-feira (6) em uma loja do Assaí Atacadista, localizada na região central de Limeira (a 146 km de São Paulo).

Luiz Carlos da Silva, segundo seu advogado, estava fazendo uma pesquisa de preços de diferentes itens para, no dia seguinte, retornar com a mulher e efetivar a compra. No momento em que deixava o supermercado, foi acusado por um segurança da unidade de ter furtado produtos das gôndolas. Cercado por uma equipe do estabelecimento, Silva foi obrigado a se despir -ele tirou a blusa de frio, uma camiseta e a calça que usava, ficando apenas de cueca diante de outros clientes.

O Assaí Atacadista, em nota, afirmou: “A empresa repudia qualquer ato que infrinja a legislação vigente e os direitos humanos. Considera o respeito como uma premissa fundamental para a boa convivência entre todos e todas”. Disse ainda que se solidariza com o cliente, que abriu investigação interna e demitiu o funcionário responsável pela abordagem.

Várias pessoas filmaram parte da situação. Os vídeos a que a Folha teve acesso mostram Silva chorando e muito abalado, sentado no chão do supermercado com os seguranças ao seu redor. Em todo o momento, a vítima suplicava por Deus.


As imagens disponíveis, porém, não flagraram a vítima tirando a roupa. Uma cliente que presenciou o fato questionou os seguranças. “Por que pararam ele?”, perguntou ela. O segurança respondeu: “Abordagem normal.”
A cliente retrucou, na sequência: “Porque ele é preto, né? Precisa arrancar a roupa?”. O mesmo segurança disse: “Preto quem tá dizendo é você.”



Outro cliente defendeu Silva: “Ele não roubou nada e não mexeu com nada. Tem que ser mais humilde. Vocês acabaram de falar que ele tava com a pochete [sob a blusa], mas ele não tinha nada”. “Esses caras ficam andando atrás das pessoas à toa”, afirmou a testemunha. Em todo o momento, os clientes diziam que era preciso chamar a polícia.

Dhiego Maia
FolhaPress