HIDE

Últimas notícias

latest

Atenção condutores; Nova CNH vai ser obrigatória para todos? Confira o que muda no documento

Imagem: Reprodução/Google A partir de 1º de junho, começa a ser emitida a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) . Os motoristas não se...


Imagem: Reprodução/Google

A partir de 1º de junho, começa a ser emitida a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas não serão obrigados a trocar o documento imediatamente. A norma se aplicará às novas carteiras ou também em casos de renovação ou segunda via do documento.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas não têm que correr para ter o novo documento. Afinal, a CNH tradicional permanecerá em vigor de acordo com a validade de cada documento.

Nova CNH

Os motoristas devem estar atentos à validade da CNH. O prazo é relatado em cada documento. Assim, quando renovarem a licença, já receberão o novo modelo a partir de 1º de junho.

A nova CNH estará disponível de forma física e digital. Cabe a cada motorista decidir por outro padrão. Segundo o Contran, todos os dois formulários serão aceitos como apresentação do documento.

O documento da nova versão é mais moderno e completo. A carteira de motorista indicará o tipo de veículo que cada motorista pode dirigir. A novidade é a imagem do carro, que reforçará a categoria de cada piloto.

As cores também são diferentes. A CNH será verde e amarela. Outra informação que será novidade no novo documento é se o motorista só tem permissão para dirigir ou já tem a licença final. As indicações serão pelas letras "P" ou "D", respectivamente.

Portanto, os motoristas que estão em dúvida se já precisam ou não pedir o novo documento podem ficar tranquilos. A mudança só é necessária quando a CNH atual estiver vencida. Ou em casos de segunda via ou necessidade de alterar qualquer um dos dados relatados na carteira de motorista.


Blog do Cafezinho