HIDE

Últimas notícias

latest

Bolsonaro demostra apoio à candidatura de Arruda para o governo do DF; veja

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acenou que apoiará a candidatura de José Roberto Arruda (PL) para o governo do Distrito Federal. Ao ser que...


O presidente Jair Bolsonaro (PL) acenou que apoiará a candidatura de José Roberto Arruda (PL) para o governo do Distrito Federal. Ao ser questionado por jornalistas a quem terá seu apoio na disputa pelo Palácio do Buriti, Bolsonaro disse que "goste ou não goste, o Arruda é benquisto no DF". Informações de bastidores já sinalizavam que Bolsonaro apoiaria o ex-governador do DF.

Os apoiadores de Bolsonaro no DF estão divididos entre a chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB), que busca a reeleição, com a presença da ex-ministra Damares Alves (Republicanos), e a chapa de Arruda, que se tornou elegível por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sobre Damares, Bolsonaro disse que não sabia da pretensão dela de disputar as eleições — ela é pré-candidata ao Senado. "Fui surpreendido com essa chapa, não tinha conhecimento, alguns acham que eu tenho ascendências a Damares, não tenho. A Damares é dona de si", afirmou.

A declaração de Bolsonaro vem depois que uma pesquisa do Instituto Quaest, contratada pelos Diários Associados, indicou que, com o apoio do presidente, Arruda assume a dianteira nas intenções de votos, acima da margem de erro. No momento, Ibaneis soma 28% das intenções de voto e Arruda tem 25%, um empate técnico na margem de erro. Com o apoio de Bolsonaro, Arruda sobe para 29% e Ibaneis fica com 18%.

A pesquisa ainda mostra o senador José Antônio Reguffe (União) em terceiro, com 11%, que também está tecnicamente empatado com a quarta colocada, a senadora Leila Barros (PDT), que aparece com 9%. O senador Izalci Lucas (PSDB) vem em seguida, com 5%, com o deputado Leandro Grass (PV), da federação PT-PV-PCdoB, colado, com 4%. O pré-candidato do PSB, Rafael Parente, registrou 2% e Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede Sustentabilidade, tem 1%.

Em relação à disputa pelo Palácio do Planalto, a pesquisa do Instituto Quaest aponta Bolsonaro com 36% das intenções de voto entre os eleitores do Distrito Federal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 32%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Fonte: CB