HIDE

Últimas notícias

latest

Covid-19: Saúde aguarda nota técnica para vacinar menores de 4 anos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aguarda a nota técnica com as orientações do Ministério da Saúde e o envio de doses para...



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aguarda a nota técnica com as orientações do Ministério da Saúde e o envio de doses para iniciar a vacinação contra covid-19 em crianças de seis meses a quatro anos. Segundo a pasta, estima-se que há 183.457 crianças nessa faixa etária no DF.

Na última sexta-feira (16/9), a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do uso da vacina Comirnaty para imunização desse público no país. Após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos em laboratório, a equipe técnica da agência avaliou que a vacina é segura e eficaz para as crianças entre seis meses e quatro anos.

A vacina para este público tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias já aprovadas. A formulação deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL, que é o equivalente a 3 microgramas.

Além disso, as duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Outra diferença estará na cor da tampa do frasco da vacina que será na cor vinho. A ideia é facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Vacinação no DF

Atualmente, a vacinação infantil contra a covid-19 no DF ocorre em crianças de 5 a 11 anos. Além disso, a primeira, segunda e dose de reforço são aplicadas em pessoas maiores de 12 anos. O segundo reforço é dado apenas para pessoas com 35 anos ou mais e profissionais de saúde.

Questionada, a SES-DF destaca que, até o momento, não recebeu informações do Ministério da Saúde quanto ao envio de novas remessas e que ainda não há previsão de ampliar o público alvo para a segunda dose de reforço.

“Ficamos no aguardo e, tão logo tenhamos a data do recebimento, será divulgada a retomada da vacinação infantil no DF. Além disso, no DF, a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, é aplicada em pessoas com pelo menos 35 anos e profissionais de saúde”, ressaltou a pasta.

Fonte: CB