HIDE

Últimas notícias

latest

Lula é eleito presidente, mas a direita prevalece na maioria dos Estados

Em disputa acirrada com Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) venceu as eleições, com pouco mais de 60 milhões de votos, ou 50,90% dos votos válido...



Em disputa acirrada com Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) venceu as eleições, com pouco mais de 60 milhões de votos, ou 50,90% dos votos válidos. Bolsonaro recebeu pouco mais de 58 milhões de votos, representados por 49,10% dos votos válidos. Mesmo o petista tendo sido o vitorioso, Bolsonaro ganhou no DF, com mais de 1 milhão de votos, enquanto Lula teve um pouco mais de 700 mil.

Embora o resultado tenha sido definido, o dado de abstenção no DF assusta, com taxa de 16,72%. O primeiro turno teve 17,54%.

Acertos

O instituto de pesquisa que mais se aproximou do resultado foi o Ranking Pesquisas, que divulgou sondagem na véspera da eleição, que apontava Lula com 50,8%, contra 49,2% de Bolsonaro. Só não houve coincidência com o resultado das urnas por 0,1%. Paraná Pesquisas mostrou o petista com 50,4% e Bolsonaro com 49,6%. MDA Pesquisa divulgou a última pesquisa em que Lula tinha 51,1% e Bolsonaro 48,9%. Quaest Pesquisa também deu vitória de Lula, com 51,7% contra 48,3% de Bolsonaro.

Reflexos pelo país

Além dos brasileiros escolherem entre Lula e Bolsonaro, alguns estados tiveram segundo turno para governador. De 12 estados que tiveram disputa no último dia 30, 9 decidiram por candidatos da direita.

Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB) foi reeleito, Wilson Lima (União Brasil) foi a escolha dos amazonenses, Eduardo Riedel (PSDB) venceu no Mato Grosso do Sul, os pernambucanos deram a chance para Raquel Lyra (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) ganhou no Rio Grande do Sul, o União Brasil ganhou em Rondônia com Coronel Marcos Rocha, Jorginho Mello (PL) ganhou a confiança dos catarinenses, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito em São Paulo e Fábio Mitidieri (PSD) em Sergipe.

A esquerda se instaurou na Bahia, com Jerônimo Rodrigues (PT), no Espírito Santo, com Renato Casagrande (PSB) e na Paraíba, com João Azevêdo (PSB).

De modo geral, contando primeiro e segundo turno, a direita saiu vitoriosa, com total de 19 eleitos contra 8 da esquerda.

Dos 27 senadores também eleitos, os posicionamentos maiores são de direita, representando 22 contra 5 de esquerda. O PL forma maior bancada.

Fonte: Conectado Ao Poder