HIDE

Últimas notícias

latest

TRE-DF começa a lacrar as urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ( TRE-DF ) começou a lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas na capital durante o seg...



O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) começou a lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas na capital durante o segundo turno das eleições. O procedimento começou nesta quarta-feira (19/10) e será concluído até o dia 26 de outubro, quando os equipamentos serão colocados em caminhões para serem entregues nas seções eleitorais, já na sexta-feira (28/10).

Ao todo, 6.748 equipamentos serão utilizados no DF e outros 700 estão preparados para o caso de algum deles apresentar defeito. Na capital, existem 610 locais de votação e 34 mil pessoas trabalharão como mesários no próximo dia 30 de outubro, quando os eleitores elegerão o próximo presidente da República e governadores (no caso dos estados em que a decisão foi para o segundo turno). A votação começa às 8h e termina às 17h.

Já com as baterias carregadas, programas instalados e lacres colocados, as urnas terão as mídias referentes ao segundo turno instaladas, segundo o secretário de Tecnologia, Informação e Comunicação do TRE-DF, Andrey Bernardes. "O procedimento que vai acontecer é similar ao do primeiro turno. A gente não precisa instalar mais nenhum programa nas urnas eletrônicas. Hoje colocamos a mídia de resultado com arquivos de segundo turno", explica.

Após a mídia ser inserida nos equipamentos, é feito um auto teste na urna eletrônica. "Os eleitores vão visualizar apenas os candidatos que estão competindo no segundo turno, no caso de Brasília, apenas os nomes para o cargo de presidente (Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL). A partir do momento que o auto teste é concluído, coloca-se um lacre na mídia de resultado e a urna fica pronta para ser usada", detalha Andrey.

O presidente e desembargador do TRE-DF Roberval Belinati destaca que o voto é obrigatório no Brasil, mas acima disso votar significa compromisso com a pátria e com a construção do nosso país. "Nós apelamos a todos que votem, não percam essa oportunidade de escolher o próximo dirigente deste país", ressaltou.

Fonte: CB