HIDE

Últimas notícias

latest

PEC da Transição: deputado diz que governo Lula gastará sem critérios do teto

(crédito: Mariana Lins ) Confirmado como secretário de Esportes no próximo mandato de Ibaneis Rocha (MDB) como governador do Distrito Federa...

(crédito: Mariana Lins )

Confirmado como secretário de Esportes no próximo mandato de Ibaneis Rocha (MDB) como governador do Distrito Federal, o deputado federal Júlio César (Republicanos) explicou porque votou contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição — votada na noite de quarta-feira (21/12). Ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, o parlamentar considerou que a matéria foi decidida após a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não haveria mais necessidade de votarmos essa matéria, uma vez que o STF decidiu sobre isso. O que estávamos discutindo era uma autorização para que o próximo governo (de Lula) pudesse, vamos dizer assim: gastar sem ter os critérios do teto de gasto”, disse.

A proposta foi aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados. Dos oito deputados que compõem a bancada do Distrito Federal, apenas Érika Kokay (PT), Flávia Arruda (PL) e Israel Batista (PSB) votaram a favor — a PEC foi aprovada também no Senado na noite de ontem (veja como cada deputado e senador votaram abaixo). Júlio César completou acreditando que a PEC, também chamada de “PEC do Bolsa Família”, não deveria ser discutida na Câmara, logo após a decisão do STF.

“Em toda a história da redemocratização que aconteceu no nosso país, é a primeira vez que se votou uma PEC antes do novo governo assumir o seu mandato. Fica um sinal muito ruim que a Casa deu nessa votação, até porque entendo que o novo governo que chegue precisa entender o que tem à disposição, e deve conversar com a nova legislatura”, completou.

Expectativa

À jornalista Sibele Negromonte, o secretário afirmou que recebeu o convite de Ibaneis por meio do partido dele, o Republicanos, para gerir a Secretaria de Esportes. Ele detalhou que quer seguir o trabalho realizado pelas ex-secretárias Celina Leão (PP) — deputada federal e eleita vice-governadora do DF — e de Giselle Ferreira — que vai assumir a Secretaria da Mulher.“Elas começaram a arrumar a casa, e hoje nós já temos várias ações de sucesso na pasta de Esportes. É claro que toda mudança é vista para mudar novas ideias e novas implementações. Mas, quero dar continuidade do que vem sendo realizado”, disse.

Veja como cada um dos deputados federais do DF votaram

Bia Kicis (PL) - Não

Celina Leão (PL) - Não

Érika Kokay (PT) - Sim

Flávia Arruda (PL) - Sim

Israel Batista (PSB) - Sim

Júlio César (Republicanos) - Não

Luís Miranda (Republicanos) - Não

Paula Belmonte (Cidadania) - Não

Veja como cada um dos senadores do DF votaram

Izalci Lucas (PSDB) - Sim

Reguffe (União) - Não

Leila Barros (PDT) - Sim