HIDE

Últimas notícias

latest

Adolescente lesiona joelho, vai a hospital e morre após receber remédio no DF

O estudante Herbert de Oliveira da Silva, 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (8/3), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samam...


O estudante Herbert de Oliveira da Silva, 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (8/3), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, após forte reação alérgica a medicamentos. Dois dias antes, ele havia buscado atendimento no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por lesionar o joelho em uma partida de futebol.

O jovem foi atendido na madrugada de segunda-feira (6/3) no HRT e teria recebido analgésico para aliviar a dor. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o caso e, em nota, comunicou que o paciente “chegou à unidade de saúde com contusão no joelho e leve escoriação na área”.

Embora tenha informado que o jovem recebeu “medicamento padrão para dor”, a pasta não especificou qual seria o remédio. Na manhã seguinte, segundo a família de Herbert, o jovem apresentou reações ao insumo.

“Quando ele acordou, reclamava de dor no peito”, contou a mãe de Herbert, Ana de Oliveira, 48. “Ele estava se coçando. A pele empolou, e ele foi tomar banho para passar.”

Eles esperaram um dia e recorreram à UPA de Samambaia, quando o adolescente apresentou piora. Na ocasião, o adolescente também se queixou de dor no tórax e vomitou.

O paciente recebeu classificação de prioridade laranja, o que indica “muita urgência” e, à medida que o atendimento seguia, a situação de Herbert piorava, segundo a família.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração da UPA, confirmou a piora do quadro do paciente. “[O quadro] evoluiu para insuficiência respiratória, [com o paciente] necessitando ser submetido a intubação e ventilação mecânica”, informou a instituição.

Uma hora após receber atendimento, Herbert não resistiu. A certidão de óbito detalha que a causa da morte se deu por “insuficiência respiratória, choque anafilático e pneumonia”.

A família registrou boletim de ocorrência na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), e o corpo do jovem passará por exames periciais, para apuração da causa da morte.