HIDE

Últimas notícias

latest

Professores do DF fazem assembleia nesta terça para discutir salário

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) realiza, nesta terça-feira (14/3), uma paralisação e uma assembleia geral com o ...


O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) realiza, nesta terça-feira (14/3), uma paralisação e uma assembleia geral com o tema "Campanha salarial 2023: Reestruturação da Carreira Já!". A assembleia será no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano, antiga Funarte, às 9h30.

A data marca os 44 anos do Sindicato, o que "fortalece o cenário de luta em defesa da categoria do magistério público do DF e da educação", avalia a dirigente do Sinpro-DF, Luciana Custódio.

Segundo a dirigente sindical, reestruturar a carreira do ensino público do DF passa, necessariamente, pelo reajuste do salário. “São oito anos de congelamento dos nossos salários e perdas financeiras assombrosas. Mas também, com a reestruturação da carreira, garantimos a ampliação de direitos que são para a vida toda e atingem tanto trabalhadores da ativa como aposentados. Por isso, recomposição salarial, isonomia e paridade devem ser princípios da reestruturação da carreira”, afirma.

Para a diretoria colegiada do Sinpro-DF, a eleição do novo governo federal traz expectativas positivas para a garantia de avanços na educação, mas reforça a necessidade de lutar. De acordo com o colegiado, o cenário é mais favorável à educação e à classe trabalhadora de forma geral, mas as conquistas só serão garantidas com unidade e mobilização. “Nossa categoria foi forjada na luta; este sempre foi nosso lugar, e lutar sempre foi imprescindível. Só assim pressionaremos o governo do DF a estabelecer novas práticas”, avalia a diretoria.

Os professores da rede pública estão em 26º lugar no ranking de remuneração (R$ 5.497,12), que tem 29 posições, e em penúltimo lugar quando o foco é o valor do vencimento básico (R$ 4.228,56).

Fonte: CB