HIDE

Últimas notícias

latest

Começa no DF semana nacional de registro civil; saiba como ter o documento

Na abertura da Semana Nacional do Registro Civil - "Registre-se", na manhã desta segunda-feira (8/5), o governador do Distrito Fed...


Na abertura da Semana Nacional do Registro Civil - "Registre-se", na manhã desta segunda-feira (8/5), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entregou gratuitamente certidões de nascimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Centro Pop da 903 Sul. "É o primeiro passo rumo à cidadania. A gente espera atender toda a população carente do DF nesses dias do evento", diz o chefe do Executivo local.

A iniciativa vai distribuir os documentos, das 8h às 17h, em cartórios de registro civil do DF e os centros Pop do Plano Piloto e de Taguatinga vão emitir os documentos. "Hoje tivemos a oportunidade de entregar a primeira certidão de nascimento a uma pessoa que não tinha esse documento. É muito importante a participação da população buscando os cartórios e Centros POP para que a gente tenha um maior número de atendimentos possível", complementa.

Ao redor do país, juízes e juízas auxiliares, servidores e servidoras indicadas pelas corregedorias-gerais dos tribunais de Justiça de todo o país e cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) vão buscar garantir a inclusão social por meio da emissão de documentos, de forma gratuita, para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade econômica social.

O objetivo da ação, uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, é impulsionar a erradicação do sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica.