HIDE

Últimas notícias

latest

Vice Hamilton Mourão se filia ao Republicanos e declara 'apoio irrestrito' à reeleição de Bolsonaro

Vice-presidente, Hamilton Mourão, em evento de filiação ao Republicanos nesta quarta-feira (16). — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1.  O vice-pr...


Vice-presidente, Hamilton Mourão, em evento de filiação ao Republicanos nesta quarta-feira (16). — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1. 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, filiou-se nesta quarta-feira (17) ao partido Republicanos e declarou "apoio irrestrito" à reeleição de Bolsonaro. 

Durante o mandato, a relação entre Mourão e Bolsonaro foi marcada por críticas do presidente ao vice (veja mais abaixo). Em junho do ano passado, Bolsonaro chegou a dizer que a escolha por Mourão em 2018 foi "a toque de caixa". O presidente disse que ainda busca seu vice para as próximas eleições. 

"Cheguei aqui como vice-presidente do presidente Jair Bolsonaro e ele sabe perfeitamente que tem toda a minha lealdade e apoio irrestrito ao seu projeto de reeleição, que considero fundamental para que continuemos a dar os passos necessários para dar rumo nas soluções para que o Brasil atinja o seu destino manifesto que é sermos a maior e mais prospera democracia liberal ao sul do Equador", disse Mourão durante o evento de filiação nesta quarta (16). 

O vice anunciou que iria disputar uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, estado em que nasceu, em fevereiro. Antes de escolher o Republicanos, Mourão também foi convidado para se filiar ao Partido Progressista (PP) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira — dirigente licenciado da agremiação. 

Republicanos é um dos partidos do chamado "Centrão", agrupamento de deputados que dá apoio ao governo Bolsonaro na Câmara. 

Com a filiação, Mourão não deve compor a chapa de Bolsonaro nas eleições de outubro. Está é a primeira vez que um vice-presidente não disputará a reeleição na chapa do presidente da República. Mourão se elegeu vice-presidente pelo PRTB na chapa com Bolsonaro, ele permaneceu na sigla até a escolha pelo Republicanos.


Fonte: G1