HIDE

Últimas notícias

latest

Segundo Polícia Civil, principais vítimas eram idosos e mulheres que estavam sozinhas. Nesta quarta-feira (4), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos e em lojas da rede.

Foto: Divulgação/PCDF A Polícia Civil do Distrito Federal investiga donos de oficinas mecânicas que treinavam funcionários para enganar clie...

Foto: Divulgação/PCDF
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga donos de oficinas mecânicas que treinavam funcionários para enganar clientes e inventar problemas que não existiam nos carros para faturar mais. Nesta quarta-feira (4), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos e em lojas da rede.

De acordo com a polícia, os clientes buscavam serviços simples, como a troca de pneus, e eram induzidos pelos funcionários das lojas a realizarem outros serviços com valores muito mais caros. A investigação aponta que mais de 86 pessoas caíram no golpe.

As principais vítimas eram idosos e mulheres que estavam sozinhas. "A gente chegou a conclusão que era um grupo organizado, que orientava seus funcionários. Existiam canais de comunicação com os empregados, onde os funcionários chamavam os consumidores [que se enquadravam como possíveis vítimas] de bebês", conta o delegado Virgílio Agnaldo Ozelame.

Esquema

Ao todo, são investigados sete estabelecimentos. O delegado diz que, durante a análise dos computadores, foram encontradas três tabelas:

Tabela normal, com o preço cobrado pelo mercado
Tabela premium, com preço cobrado das vítima
Tabela com preço acima do mercado

Os donos das oficinas são investigados por estelionato, organização criminosa e crime contra as relações de consumo.

Essa é a segunda fase da Operação Rota Scam (roda fraudada, em latim), que começou em 2022 e tem apoio do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). Em maio, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em lojas da Asa Sul e Asa Norte.

Com o material apreendido, os policiais chegaram a outras pessoas que participariam do suposto esquema.




Fonte: G1 DF